Acne vulgar

O que é?

A acne vulgar ou juvenil (conhecida popularmente como “espinha”) constitui uma das dermatoses mais freqüentes no mundo. Trata-se de uma inflamação da pele causada por vários fatores como: aumento da secreção sebácea (pele oleosa), descamação anormal do folículo piloso, formação de comedões (“cravos”) e a proliferação de uma bactéria chamada Propionibacterium acnes. Apesar de ser considerado um transtorno da adolescência, atualmente quase ¼ dos pacientes com “espinha” que procuram os consultórios médicos encontram-se entre os 30 e 40 anos de idade.

Quais são os sintomas?

Os sintomas variam desde a presença de comedões fechados ou abertos (“cravo” branco ou preto), associados ou não a presença de pápulas rosadas e pústulas (“espinha”), até a formação de nódulos ou cistos dolorosos. Quanto maior a quantidade de “cravos” mais grave pode ser a acne.  A grande maioria dos pacientes desenvolve lesões na face seguida das costas e do peito.

Qual é o tratamento?

Na maioria dos casos a acne pode deixar seqüelas tanto físicas quanto psicológicas e, portanto, o tratamento deve ser realizado o mais breve possível. De acordo com a severidade do quadro a acne é classificada desde o grau I (menos grave) ao grau V (mais grave) e o tipo de tratamento depende desta classificação. De um modo geral o tratamento tópico será utilizado nas formas leves enquanto que as formas mais graves requerem a associação com terapias sistêmicas.

Se você tem acne e deseja saber qual é o tratamento mais adequado ao seu caso, consulte seu dermatologista.

It is always http://www.writemypaper4me.org/ best to check on the label of the shampoo that you are about to buy from.