Brusque Dermatologia Dermatologista Estética SC

Diretor Técnico: Dr. Felipe Benvenuti
Médico Dermatologista CRM/SC 12476

Benefícios do grão de bico

Que uma barra de chocolate ajuda a ficar menos triste todo mundo sabe. Mas é possível também combater a depressão com alimentos mais saudáveis. Entre os que têm propriedades antidepressivas está o grão-de-bico. A leguminosa, que é a base de delícias da culinária árabes como o hommus e o falafel, é rica em triptofano, um aminoácido que estimula o corpo a fabricar serotonina. As propriedades “pró-alegria” do alimento já foram estudadas por cientistas de universidades de prestígio, como a Universidade Hebraica de Jerusalém.

O proprietário da casa de chá egípcia paulistana Khan El Khalili descobriu isso por acaso. “Sou de família egípcia e sempre gostei muito de grão-de-bico. Depois de tomar uma sopa, por exemplo, me sentia muito equilibrado e animado, não sabia o motivo. Até que fui pesquisar e descobri que o grão-de-bico funciona como um chocolate”, conta.

Essa foi uma das razões para ele colocar pratos à base da leguminosa em seu restaurante. “O grão-de-bico poderia facilmente substituir o feijão como alimento do dia-a-dia, pois possui todas as proteínas e vitaminas importantes”, diz. Segundo pesquisadores, além de estimular o humor, o alimento também aumenta a ovulação das mulheres e ajuda o desenvolvimento das crianças.

Compartilhe

Newsletter

Receba nossas atualizações por e-mail.

Siga