Brusque Dermatologia Dermatologista Estética SC

Diretor Técnico: Dr. Felipe Benvenuti
Médico Dermatologista CRM/SC 12476

Micoses

O que são?

As micoses são infecções causadas por fungos e podem ser classificadas de acordo com a profundidade da pele afetada. As micoses superficiais ou cutâneas são as mais freqüentes.

Quais são os sintomas?

As micoses superficiais podem se manifestar como lesões mais escuras ou mais claras que a pele normal e a coceira pode ou não estar presente (“pano branco” ou “micose de praia”). Existem outras micoses que se manifestam como lesões descamativas, de coloração rosada, de margens elevadas e centro mais apagado (tinea corporis). Quando afetam os espaços entre os dedos dos pés podem ser esbranquiçadas ou fissuradas (“frieiras”). Nestes casos, a coceira é de um modo geral, um sintoma característico.

Como se transmite?

A transmissão ocorre por contato direto com pessoas contaminadas, animais, plantas, solo, ar; e por contato indireto através de toalhas, roupas, calçados contaminados, etc.

Qual é o tratamento?

O tratamento é feito com antifúngico específico aplicado por via tópica (creme) na maioria dos casos, associado a métodos de higiene e a manutenção da área afetada livre de calor e umidade sempre que possível. O tratamento sistêmico (por via oral ou endovenosa) fica reservado para os casos extensos ou persistentes, bem como aos casos de micoses profundas.

 

Compartilhe

Newsletter

Receba nossas atualizações por e-mail.

Siga